LOADING

Type to search

Terminada a “Reunião de Cúpula sobre o Haiti” na República Dominicana

Share

Na seqüência da Cimeira sobre o Haiti, os delegados decidiram que a “Comissão Interina para a Recuperação do Haiti” (CIHR), criada em abril passado, será o organismo que aprovará os projetos de desenvolvimento com os recursos que o “Banco Mundial” (BM) entregará para a sua execução.

A Comissão funcionará sob a co-presidência do Primeiro-Ministro Jean Max Bellerive e do Ex-Presidente dos EUA, Bill Clinton. Na seqüência desta Cúpula, o presidente Clinton disse que o Haiti é o único tema que põe de acordo os Estados Unidos, a Venezuela e Cuba e faz um chamamento aos países e organismos que se comprometeram em financiar a reconstrução do país a honrarem seus compromissos. Até agora, somente o Brasil e a Venezuela realizaram seus aportes no marco deste processo de reconstrução.

A realização desta Cúpula em um país estrangeiro é muito criticada por diversos setores no Haiti, que lamentam a falta de abertura do Presidente Preval para produzir [condições para reconstrução do país] e o déficit de consenso nestas reuniões para contribuir com a geração de um processo de reconstrução durável.

ORIGINAL  

POLÍTICA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL – Concluye cumbre sobre Haití en Republica Dominicana

A raíz de la cumbre sobre Haití, los delegados  decidieron que la Comisión Interina para la Recuperación de Haití (CIRH), creada  en abril pasado, será el organismo que aprobará los proyectos de desarrollo con los recursos que el Banco Mundial (BM) entregará para su ejecución.

La comisión funcionara bajo la copresidencia del Primer Ministro Jean Max Bellerive y del Ex Presidente Bill Clinton. A raíz de esta cumbre el Presidente Clinton dijo que Haití es el único tema que pone de acuerdo Los Estados Unidos, Venezuela y Cuba y  hace un llamamiento a los países y organismos que se han comprometido a financiar la reconstrucción de Haití a honrar sus compromisos.

Hasta ahora solo Brazil y Venezuela han realizado sus aportes en el marco de este proceso de reconstrucción.

La realización de este cumbre en un país extranjero  es muy criticado por diversos sectores en Haití que lamentan la falta de apertura del Presidente Preval para generar [condiciones para la reconstrucción del país] y el  déficit de consenso de estas reuniones para contribuir a generar un proceso de reconstrucción durable.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.