LOADING

Type to search

Um “Projeto de Lei” submetido pelo governo divide o Senado

Share

O governo haitiano submeteu um “Projeto de Lei” ratificado na “Câmara de Deputados”, onde tem uma esmagadora maioria, para outorgar poderes extraonstitucionais para 18 meses ao poder executivo, com o objetivo da reconstrução do país depois do terremoto. Também para a criação de uma “Comissão Internacional Mista”, liderada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Este projeto que divide a sociedade haitiana foi boicotado no Senado por uma Bancada, na terça-feira, 13 de abril de 2010. Líderes de duas Bancadas no Senado têm dialogado para encontrar um consenso no marco deste projeto. Um acordo é necessário, considerando que nenhum dos grupos tem a maioria qualificada para realizar a aprovação desta Lei no Parlamento.

Os senadores opositores estimam que, antes de qualquer a aprovação da Lei, o governo deve submeter o Relatório de 197 milhões de dólares utilizados pelo governo, no contexto dos furacões de 2008, e dos 163 milhões de dólares utilizados dos dias depois do terremoto. Os senadores buscam evitar o uso dos fundos da reconstrução em atividades proselitistas com o fim de perpetuar o atual regime no poder.

ORIGINAL

POLÍTICA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL – Un proyecto de ley sometido por el gobierno divide el senado

El gobierno haitiano ha sometido un proyecto  de ley ratificado en la cámara de diputados donde tiene una abrumadora mayoria para otorgar poderes extraconstitucionales para 18 meses  al poder ejecutivo en el objetivo de la reconstrucción del país después del terremoto y también para  la creación de una comisión internacional mixta liderada por el ex presidente de los estados Unidos, Bill Clinton.

Este proyecto que divide a la sociedad haitiana ha sido boycoteada al senado por una bancada, martes 13 de abril. Líderes de dos bancadas al senado han dialogado para encontrar un consenso en el marco de este proyecto.  Un acuerdo es necesario considerando que ninguno de los dos grupos tiene la mayoría calificada para realizar la aprobación de esta ley en el parlamento.

Los senadores opositores estiman que el gobierno debe someter antes de la aprobación de esta ley,  el reporte de 197 millones de dólares utilizados por el gobierno en marco de las huracanes de 2008 y  de 163 millones de dólares utilizados dos días después del terremoto.  Los senadores buscan evitar el uso de los fondos de la reconstrucción en actividades proselitistas que buscan a perpetuar  al poder el actual régimen.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.