LOADING

Type to search

Share

Neste 28 de junho, a derrubada de Manuel Zelaya do poder em Honduras fez um ano. Segundo o ex-presidente afastado, o denominado “golpe” foi planejado pelo “Comando Sul”, na “Base Militar” que têm os estadunidenses em Palmerota, Honduras.

Povo hondurenho, escrevo estas letras para o povo quando se completa um ano daquela fatídica madrugada em que minha casa, onde habitava com minha família, sendo Presidente da República, foi rodeada pelas ‘Forças Especiais’ dos militares”, disse Zelaya no início de uma carta enviada por correio eletrônico.

Zelaya foi afastado quando promovia uma consulta popular orientada a reformar a Constituição, pesando haver uma proibição legal. A participação ativa das “Forças Armadas” no afastamento de um poder civil é uma prática atrasada que não deixa as melhores recordações na região, porém, é importante também recordar que a Democracia não é uma licença que se toma através das eleições para fazer o que quiser. Ela tem suas regras, seus limites. A Democracia é, sobretudo, o respeito das Leis e das instituições.

ORIGINAL   

POLÍTICA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL – Zelaya acusa a los Estados Unidos

Este 28 junio hace un ano del derrocamiento de Manuel Zelaya del poder en Honduras. Según el ex presidente derrocado, el llamado “golpe” fue planificado por el Comando Sur en la base militar que tiene los estadounidenses en Palmerota, Honduras

“Pueblo hondureño, escribo estas letras para el pueblo cuando se cumple un año de aquella fatídica madrugada en que mi casa, donde habitaba con mi familia siendo presidente de la República, fue rodeada por las fuerzas especiales de los militares”, dijo  Zelaya al inicio de una carta enviada por correo electrónico.

Zelaya fue derrocado cuando promovía una consulta popular orientada a reformar la Constitución, pese a tener una prohibición legal. La participación activa  de las fuerzas armadas en el derrocamiento de un poder civil es una práctica atrasada que no deja los mejores recuerdos en la región, pero es importante también recordar que la democracia no es una licencia que se toma a través de las elecciones para hacer lo que quiera,   tiene sus reglas y sus limites.  La democracia es sobretodo el respecto de las leyes e instituciones.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!