LOADING

Type to search

ASEAN cogita à entrada da Rússia nas próximas reuniões

Share

As reuniões dos Chanceleres da “Associação de Nações do Sudeste Asiático” (ASEAN) pode ter uma participação russa. Atualmente, tem a participação da China, Coréia do Sul e Japão, sendo chamada de “ASEAN + 3”.

Os líderes participantes pretendem ampliar a participação de Estados não membros em suas reuniões para promover maiores oportunidades de negócio do grupo com o mundo. Com tal objetivo, a Rússia e também os Estados Unidos podem ter sua representação nas reuniões de cúpula, a partir do ano que vem.

Alguns especialistas japoneses entendem tal decisão como uma forma de tentar diminuir a influência chinesa no sudeste asiático. A China, que atualmente mantém fortes laços com a ASEAN e com outros países do continente, vem trabalhando em grandes acordos comerciais e de livre-comércio na região.

Sobre a participação russa e norte-americana, o governo chinês informou que respeita a decisão dos lideres do bloco asiático e suas relações com eles prevalecerão de forma saudável.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!