LOADING

Type to search

Brasil e Uruguai criarão Comissão para intensificar relações econômicas

Share

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, assinarão no dia 29 de março de 2010, um Acordo para a criação de uma “Comissão de Integração” do setor produtivo dos dois países, com o objetivo de facilitar as relações comerciais entre ambos.

Na reunião que será feita, os dois presidentes debaterão vários temas, mas dois pontos são essências: (1) a questão do projeto de interconexão de energia elétrica para transmissão de 500 megawatts, que são essenciais aos uruguaios, durante o inverno, quando, devido o rigor do frio, o fornecimento de eletricidade apresenta déficit e é essencial para o aquecimento das casas. (2) ampliar o comércio bilateral entre Brasil e Uruguai, que, hoje, é de 2,6 bilhões de dólares. Os Uruguaios exportam, principalmente, carne bovina, cereais, sementes, elite e carvão. Já o Brasil, combustível, máquinas e tratores.

Pelo comportamento adotado pelo atual presidente do Uruguai até o momento, percebe-se que a tendência de sua política externa será a de diversificar parcerias comerciais, seguindo o modelo brasileiro, apesar de existir diferenças significativas entre as duas economias.

Mujica havia elogiado o presidente Lula e afirmou que seguiria seu estilo, ficando agora claro que trabalhará na busca da variação de parceiros comerciais. No mesmo sentido, tenderá a se afastar mais dos norte-americanos que o presidente anterior, Tabaré Vasquez, o qual, apesar de ser um líder à esquerda, acenou constantemente para a assinatura de “Tratados de Livre Comércio” com os EUA, sempre que via suas reivindicações no MERCOSUL ignoradas, ou confrontadas pela Argentina.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.