LOADING

Type to search

“Câmara dos Deputados” brasileira aprova aumento do valor pago ao Paraguai pela energia elétrica de Itaipu*

Lucas Leite 8 de Abril de 2011
Share

Foi aprovado na “Câmara dos Deputados” brasileira o Acordo que autoriza o país a pagar ao Paraguai 360 milhões de dólares anuais pela energia gerada por Itaipu. O valor é três vezes maior ao pago atualmente, de 120 milhões de dólares, e representa boa parte das receitas paraguaias.

Como a hidrelétrica fica na fronteira dos dois países e faz parte de um “Consórcio Binacional”, cada um tem direito a 50% da produção de energia (estimada em 14 mil megawatts no total). No entanto, o Paraguai não usa a totalidade a que tem direito e cede seu excedente ao Brasil.

O Acordo para aumentar o valor do pagamento foi firmado ainda no governo Lula com o presidente paraguaio, Fernando Lugo. Analistas afirmam que a decisão brasileira de concordar com as demandas paraguaias decorrem de fatores geopolíticos e não econômicos, uma vez que faria parte da agenda brasileira dedicar-se à diminuição das desigualdades regionais e da pobreza nos países vizinhos.

De qualquer forma, o relator do texto que foi aprovado na “Câmara dos Deputados”, Dr. Rosinha (PT-PR), disse que o consumidor brasileiro não terá que arcar com nenhum custo adicional por que o “Tesouro Nacional” brasileiro recebeu 2 bilhões de dólares da “Itaipu Binacional” em 2010 – de onde viriam os recursos necessários para o repasse. O Acordo já foi aprovado pelo Congresso paraguaio, mas ainda é necessária a aprovação do Senado brasileiro para que entre em vigor.

————————————————————————————————————————————–

* A usina de Itaipu é a segunda maior do mundo em produção de energia elétrica, atrás apenas da usina de “Três Gargantas”, na China, de capacidade estimada em 22,5 mil megawatts.

Tags:

Deixe uma resposta