LOADING

Type to search

Share

Ontem, dia 15 de março, ocorreu uma explosão, seguida de incêndio, na maior refinaria de petróleo da Venezuela, a Amuay, localizada em Paranaguá, próximo ao Estado de Falcon.  Segundo o diretor da empresa, Jesus Luongo, não houve interrupção nas atividades da Usina (que produz 600 mil barris diários), por que “o principal equipamento da unidade não sofreu nenhum dano, nem o reator, o compressor ou a fornalha”. Ela é operada pela estatal “Petróleo de Venezuela S/A” (PDVSA), cuja produção ao longo dos últimos anos está declinando, também devido às constantes ocorrências de acidentes nas suas unidades.

A oposição ao governo venezuelano afirma que a decadência da produção se deve a falta de investimentos do governo no setor, que tem priorizado a aplicação dos recursos em políticas improdutivas, além dos erros administrativos, benefícios explícitos aos favorecidos e corrupção. Analistas afirmam que o governo terá recursos devido ao aumento do preço do petróleo, causado pela crise no Norte da África e Oriente Médio, mas que eles não garantirão a retomada do produtividade no setor sem o reverso da política adotada por Hugo Chávez.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!