LOADING

Type to search

Morales chegou ao Irã para acordos econômicos e energéticos

Share

Ontem, segunda-feira, dia 25 de outubro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou ao Irã para uma visita de três, visando tratar de assuntos econômicos e comerciais entre os dois países. No período serão negociados contratos nos setores de energia, indústria e comércio.

Segundo divulgado na mídia pelos porta-vozes de ambos os governos, os objetivos são dar continuidade aos Acordos que começaram a ser trabalhados em 2006, quando da visita de Morales a Teerã, e em 2007, na visita de Mahmoud Ahmadnejad (Presidente do Irã) à Bolívia, estabelecendo a troca de tecnologia para a produção de cimento, maquinaria industrial e indústria alimentícia.

Será tratado um empréstimo de US$ 278 milhões concedido pelo Irã à Bolívia, bem como a exportação de 150 mil toneladas de soja boliviana aos iranianos. Dentre os acordos energéticos está explícita o interesse iraniano em mineração na Bolívia, com foco nas reservas de urânio, como foi afirmado em 2007, no momento da visita de Ahamdinejad.

A comunidade internacional acredita que estão sendo abertas portas para vencer as sanções impostas pela ONU ao Irã, por intermédio dos Acordos com a Venezuela, Bolívia, algumas ações da China e, possivelmente, mais aproximações com outros países latino-americanos.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.