LOADING

Type to search

Crise política na Bélgica se agrava com a renúncia do primeiro-ministro

Share

O primeiro-ministro belga, Yves Leterme, apresentou ontem, dia 22 de abril, sua renúncia ao rei Alberto II, no seguimento de um conflito lingüístico e político entre francófonos e flamengos.

A crise política que motivou o pedido de demissão de Yves Leterme tem origem nas questões étnicas do país, que é dividido em três zonas lingüísticas: alemã, francesa e flamenga. Esta configuração étnica está acompanhada por tensões entre as três populações, tornando-se uma ameaça à unidade territorial e institucional da Bélgica.

O pedido de demissão aguarda a deliberação do rei Alberto II, que perante os graves problemas econômicos que o país enfrenta, optou adiar a sua decisão. No entanto, o cenário de eleições antecipadas não está descartado.

Diversos analistas expressaram preocupação por esta nova paralisia política, já que ela poderá prejudicar as perspectivas da Bélgica reduzir o seu déficit orçamental e, por outro lado, assumirá enfraquecida a presidência rotativa da União Européia, em 1 de Julho 2010.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.