LOADING

Type to search

Brasil e Chile deverão intensificar relações comerciais

Share

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, realizou ontem, 30 de julho, visita ao Brasil, reunindo-se com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), onde foi estabelecida a “Parceria Brasil-Chile: “Fortalecimento das Relações Bilaterais e da Integração Regional Frente aos Desafios Globais”.

A reunião teve como principal pauta aprofundar o intercâmbio comercial e intensificar os fluxos de investimento entre os dois países para facilitar exportações de micro, pequenas e médias empresas do Chile e deverá utilizar o modelo brasileiro “Exporta Brasil”. A replicação desse modelo será realizada no marco de uma cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto, o qual tem previsão para durar, aproximadamente, três anos e será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimento (FOMIN), no âmbito da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Esta é a primeira vez que o modelo de comércio postal adotado pelo Brasil será “exportado”.

Os mandatários destacaram os avanços nas relações econômico-comerciais, que em 2008 alcançou cerca de US$ 9 bilhões, tornando os brasileiros o quarto parceiro comercial chileno no mundo e o Chile o segundo parceiro comercial do Brasil na América Latina.

Considerando a crescente e próspera relação entre os dois países, também foi realizado na FIESP entre os dias 29 e 30 de julho um Encontro Empresarial Brasil-Chile, devido à presença de comitivas empresariais de alto nível, representativas dos mais diversos setores e participantes de diversas atividades de promoção comercial, cultural, turística e de investimentos.

Neste encontro, Hermann von Muhlenbrock, representante da Sociedade de Fomento Industrial chilena (Sofofa), ressaltou o “compromisso” dos países em manter seus mercados abertos mesmo ante a crise financeira que afeta a economia global.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!