LOADING

Type to search

Presidência da União Européia em 2011 dará prioridade à Política de Segurança e Defesa do Bloco

Share

O Ministro de Assuntos Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, afirmou ontem, 30 de julho, que, quando a presidência da União Européia (UE) couber a Polônia, em 2011, as questões da Política de Segurança e Defesa Comum serão vistas como prioritárias.

 

O chanceler polonês debateu com o Ministro de Assuntos Exteriores da República Tcheca, Jan Kohout, os temas relacionados ao escudo de defesa antimísseis que estava sendo acordado com os norte-americanos e foi abandonado devido às aproximações entre EUA e Rússia; ao Tratado de Lisboa; à diplomacia européia e à missão da OTAN no Afeganistão.

Os poloneses dão indicações de que seu planejamento estratégico para atuar na presidência da UE já está sendo formulado e estará centrado nessas questões devido ao envolvimento direto de seu país no problema. A Polônia é uma região de transição entre a Europa do Oeste e a Europa do Leste e não consegue se desvincular do receio que a Rússia lhe inspira. As aproximações entre russos e norte-americanos podem, no entanto, reduzi-los, mas isso é um processo em construção.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.