LOADING

Type to search

A Câmara dos Deputados do Brasil inicia discussão sobre Lei para revisão do “Tratado de Itaipu”

Share

Nesta quarta-feira, dia 7 de julho, de 2010, a “Câmara dos Deputados do Brasil”, iniciará a discussão da Lei para a revisão do Tratado de Itaipu, analisando e pondo em votação o “Projeto de Decreto Legislativo” (PDL) 2.600/10, que, no momento, se encontra na “Comissão de Relações Exteriores” da Câmara.

Pelo projeto o Brasil triplicará o pagamento pela energia que é vendida pelo Paraguai ao Brasil, passando de U$ 120 milhões (216 milhões de reais), para U$ 360 milhões (648 milhões de reais). Pelo contrato, o Brasil e o Paraguai dividem a energia produzida por Itaipu em 50%, cabendo aos paraguaios venderem obrigatoriamente ao Brasil o montante de energia que não utilizarem.

Os paraguaios usam, aproximadamente, apenas 8% da energia que lhes é destinada, vendendo o resto aos brasileiros a preço de custos como forma de pagar pela parceria que foi construída com recursos exclusivos do Brasil.

O prazo do Tratado duraria até 2023, mas a proposta é de alterar neste momento como forma de apoiar o desenvolvimento e a estabilidade do país vizinho. A tese do governo é de que o desenvolvimento do Paraguai afeta positivamente as relações com o Brasil, gerando benefícios em longo prazo, constituindo-se, assim, em um investimento.

Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.