LOADING

Type to search

A Chancelaria haitiana e a criação de uma unidade sobre as relações dominico-haitianas

Share

A chancelaria haitiana tornou pública sua decisão de criar uma unidade de estudos sobre as relações haitiano-dominicanas. Haiti e República Dominicana são dois países que compartilham Ilha Quisqueya. Constitui um caso geográfico específico: é a única ilha no mundo que é compartilhada por dois estados. O presidente considera sempre a República Dominicana e Haiti como as duas asas de um pássaro. No entanto, essas relações nunca foram desenvolvidas num ambiente de cordialidade e respeito mútuo.

 

De acordo um comunicado da chancelaria, reportado pela Rádio Kiskeya (www.radiokiskeya.com), em 27 de agosto de2009, a unidade proposta objetiva fortalecer essas relações por meio de um pensamento estratégico e da institucionalização de mecanismos que permitam entender a complexidade dos problemas bilaterais. Neste sentido, iniciaram-se discussões com a Universidade do Estado Haitiano para realizar um estudo sobre a questão.

As críticas sempre têm sido formuladas aos dirigentes haitianos por não dar a devida importância a estas relações, criando estruturas científicas, enquanto que do lado dominicano existem muitas instituições que produzem reflexões estratégicas sobre a problemática.

 

ORIGINAL

 POLÍTICA INTERNACIONAL: La Cancillería haitiana y la creación de una unidade sobre las relaciones dominico-haitianas

 La cancillería acaba de hacer público su decisión de crear una unidad de estudios sobre las relaciones Haitiano-dominicanas. Haití y Republica Dominicana son 2 países que comparten la isla Quisqueya. Constituye un caso geográfico típico: es la única isla en el mundo que es compartida por dos estados. El presidente considera siempre la Republica Dominicana y Haití como dos alas de un mismo pájaro. Sin embargo, estas relaciones nunca han sido desarrolladas en un ambiente de cordialidad y respecto mutuo.

Según un comunicado de al Chancillería reportado por Radio Kiskeya (www.radiokiskeya.com, agosto 27, 2009), el mandato de esta unidad constituye a fortalecer  estas relaciones  a través del desarrollo de un pensamiento estratégico y la institucionalización de mecanismos que permiten el entendimiento de las complejidades de los problemas bilaterales. En este sentido, discusiones han sido iniciadas con la Universidad del Estado Haitiano para realizar un programa de estudio sobre este tópico.

Las criticas siempre han sido formuladas a los dirigentes haitianos por no acordar la debida importancia a estas relaciones a través de la creación de estructuras científicas, mientras que del lado dominicano existen muchas instituciones que producen reflexiones estratégicas acerca de esta  problemática.

Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!