LOADING

Type to search

A “Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional” aprovou moção de apoio e solidariedade a Cuba

Share

Nesta quarta-feira, dia 14 de abril, a “Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional” aprovou uma moção de apoio e solidariedade a Cuba.

A moção apresentada pelos deputados Nilson Mourão (PT-AC) e Dr. Rosinha (PT-PR), (1) condena o bloqueio econômico, comercial e financeiro norte-americano à Cuba, classificando-o como o “mais antigo e perverso [bloqueio] da história da humanidade”; (2) defende a libertação de cinco jovens cubanos presos nos Estados Unidos há mais de dez anos e (3) apóia o “encerramento imediato das atividades de cárcere para estrangeiros na base militar de Guantánamo“.

Como representantes do povo brasileiro, manifestamos apoio e solidariedade aos cinco jovens cubanos (Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labanino e René González) presos injustamente nos Estados Unidos, há mais de dez anos, pelo simples fato de denunciarem às autoridades norte-americanas planos de extrema-direita no sul da Flórida, contra Cuba. Apoiamos o povo cubano em sua luta pela retirada da Base Militar norte-americana do território cubano de Guantánamo”, descreve a moção.

Contrário ao apoio aos cinco presos cubanos nos Estados Unidos, Fernando Gabeira (PV-RJ) declarou, em março, que “não podemos respaldar esses cinco presos pelo fato de não termos conhecimento concreto [do que os levou a serem presos] e por achar que há uma diferença entre a condição de preso em Cuba e nos Estados Unidos, que é o acesso à imprensa e a advogados“.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.