LOADING

Type to search

A Coreia do Norte está disposta a retomar as negociações sobre o seu programa de enriquecimento de urânio

Share

A Coréia do Norte afirmou ontem, dia 15 de março, ao vice-ministro russo das Relações Exteriores, Alexandre Borodavkin, que está disposta a debater seu programa de enriquecimento de urânio, em negociações com a Coréia do Sul, Estados Unidos, China, Japão e Rússia, derrubando, assim, uma das barreiras que impedem a retomada do processo de diálogo internacional para o desarmamento nuclear.

Em 2005, a Coréia do Norte aceitou deter seu “Programa Nuclear” em troca de uma ajuda econômica, diplomática e de segurança, mas o Acordo não obteve sucesso. As negociações entre a Coréia do Norte, a Coréia do Sul, Rússia, Estados Unidos, Japão e China estão paralisadas desde dezembro de 2008.

Em 2006 e 2009 o governo norte-coreano realizou testes nucleares com plutônio e, em novembro de 2010, revelou importantes avanços em seu programa de enriquecimento de urânio que poderiam abrir um segundo caminho para a construção de uma bomba nuclear, além do estabelecido pelo “programa de plutônio” norte-coreano.

A agência de notícias “BBC” anunciou que, num processo separado, diplomatas da Coréia do Sul estão a caminho da Rússia para debater as questões que envolvem as negociações com a Coréia do Norte. A retomada do diálogo é vista por Washington e Pequim como um primeiro passo essencial para a evolução das negociações.

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!