LOADING

Type to search

A Crise do Multipartidarismo no Haiti

Share

Porque necessitamos de vários ônibus para os vilarejos, se é mais conveniente tomar um só ônibus para todos [?]”. Disse o presidente haitiano, Rene Préval, em um encontro com autoridades locais para lançar um novo movimento político, no marco das próximas eleições presidenciais para 2010 (Fonte: Jornal “O Novelista”, em 20 de outubro de 2009). O Presidente afirmou que vai divulgar esta boa notícia [e] os que crêem serão salvos, os que não crêem serão condenados. 

No entanto, essas declarações provocaram uma onda de contestações de parte dos partidos opositores. O presidente do partido opositor à fusão dos social-democratas afiliados à Internacional Socialista, o professor Victor Benoit, acusou o Presidente da República de recrutar dirigentes de outros partidos políticos ao seu movimento por meio da corrupção. Durante a reunião da Internacional Socialistaem São Domingo, o professor estimou que o sistema dos partidos está atualmente ameaçado.

De sua parte, o pastor Chavannes Jeune, que obteve o quarto lugar como candidato à Presidência nas últimas eleições, também denunciou o plano do presidente Préval, comparando-o com um vírus que ataca a sociedade e os partidos. Neste sentido, vários deputados e senadores deste partido [partido do pastor Jeune] * não escondem suas intenções de postular-se no movimento do presidente Préval, nas próximas legislativas.

* Union Nationale Chrétienne pourla Reconstructiond’Haïti (União Cristã Nacional para a Reconstrução do Haiti)

 

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – Crisis del multipartidismo  en Haití

“Porque necesitamos varias buses para los viajeros, si es mas conveniente  tomar un solo bus para todos” Dijo el Presidente Haitiano, Rene Preval en el marco de un encuentro con autoridades locales  para lanzar un nuevo movimiento político en el marco de las próximas elecciones presidenciales para el ano 2010  (Fuentes: Journal Le Nouvelliste 20 de octubre del 2009). El Presidente Preval afirma religiosamente que hay divulgar esta buena noticia, los que creen serán salvados y los que no creen  condenados.

Sin embargo, estas declaraciones provocan una ola de contestación de parte de los partidos opositores. El presidente del partido opositor de la fusión de los sociales demócratas afiliados a la internacional socialista, el Profesor Victor Benoit acusa el Presidente de la Republica de reclutar dirigentes de otros partidos políticos a su movimiento por medio de la corrupción. En el marco de una reunión de la internacional socialista en Santo Domingo, el Profesor ha estimado que el sistema de los partidos es actualmente amenazado.

Por su parte,  el pastor Chavannes Jeune, quien ha obtenido el cuarto lugar como  candidato a la presidencia en las últimas elecciones presidenciales, ha denunciado también el plan del Presidente Preval comparándolo con un virus que ataca la sociedad y los partidos políticos. En este sentido varios diputados y senadores de este partido no esconden sus intenciones de postularse en el movimiento del Presidente Preval en las próximas legislativas.

Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.