LOADING

Type to search

A Cúpula dos Líderes da América do Norte em busca de consenso

Share

Ontem, dia 9 de agosto, foi dado início na cidade mexicana de Guadalajara, a Cúpula de Líderes da América do Norte que deverá se encerrar hoje, 10 de agosto.

 

O primeiro dia da Cúpula foi destinado às reuniões bilaterais, que iniciou com o diálogo entre Felipe Calderón, presidente do México, e Stephen Harper, primeiro-ministro do Canadá, com ênfase nas questões sobre os vistos para o Canadá, que recebeu vários protestos dos mexicanos, pois, desde julho, os canadenses passaram a exigir de cidadãos mexicanos vistos de entrada em seu território, motivados pelo rápido aumento de pedidos de refúgio de pessoas procedentes do país latino-americano. O Canadá tem pronunciado que a medida está funcionando e tem reduzido bastante o número de solicitações de refúgio por parte de mexicanos. Este é um problema que tem se estendido, pois México e Canadá ainda não chegaram a um acordo sobre a questão.

Além do problema migratório, Calderón e Harper dialogaram sobre temas relacionados ao meio-ambiente, a epidemia da gripe H1N1 e a crise financeira. Estas questões devem ter um desfecho na última reunião de hoje.

Já o presidente dos EUA, Barack Obama, e o mandatário mexicano centraram o diálogo em temas relacionados à segurança, ao combate ao crime organizado, à migração e à crise econômica. Também deve ser publicada uma declaração final sobre as conclusões e as ações a serem tomadas nestes assuntos.

A Cúpula está ocorrendo em meio aos protestos de pessoas que estão se pronunciando a favor de uma renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, sigla em inglês), com a justificativa de que os pequenos produtores foram prejudicados, ainda mais em momento de crise financeira e econômica internacional, sendo esta questão extremamente importante para os produtores mexicanos.

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.