LOADING

Type to search

A visita do líder norte-coreano, Kim Jong II, à China

Share

O líder norte-coreano, Kim Jong II,  chegou à China no início desta semana, na segunda-feira (3 de maio), com o objetivo de aumentar as relações comerciais com os chineses, estudar meios de desenvolver um pólo comercial na Coréia do Norte e debater sobre questões do programa nuclear norte-coreano.

Jong II visitou a cidade de Dalian, China, para analisar a estrutura da cidade, pois anseia desenvolver um mecanismo semelhante na cidade portuária de Rason e transformá-la em um centro comercial. Apesar do fato, ainda não existe confirmação das autoridades norte-coreanas sobre a realização deste empreendimento.

Também será aguardado o seu encontro com o presidente da China, Hu Jintao, quando serão debatidas as relações bilaterais, principalmente no âmbito comercial e da assistência econômica chinesa ao país vizinho. Por outro lado, também será debatido o retorno de Pyongyang, capital da Coréia do Norte, a mesa de negociação sobre o “programa nuclear da Coréia do Norte”.

Após sofrer um derrame no ano de 2008, esta é a primeira visita de Jong II à China e a primeira ao exterior.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.