LOADING

Type to search

Adiada decisão sobre a criação do “Parlamento da UNASUL”

Share

Os representantes dos Legislativos da América do Sul, presentes em reunião realizada em Quito (Equador), ao longo desta semana, decidiram adiar as discussões sobre a criação de um Parlamento da “União das Nações Sul-Americanas” (UNASUL).

A razão alegada é que a proposta necessita de maiores debates para compatibilizar as questões que envolveriam as representações nos Parlamentos de cada país membro e a representação no “Parlamento da UNASUL”, além dos poderes que seriam dados a estes representantes.

Problemas em relação a isto têm sido observado no “Parlamento do MERCOSUL” (PARLASUL), onde ainda não se chegou às fórmulas adequadas sobre o número de representantes de cada membro do Bloco, as formas de votação que deverão ser adotadas, os pesos específicos  de cada membro  e as atribuições adequadas para a instituição.

O próprio PARLASUL questionou, em Plenária ocorrida na semana passada, a questão da criação de mais um Órgão legislativo enquanto os já existentes ainda não estão consolidados. Segundo declaração feita pelos representantes dos países, isto poderia por em risco o processo de integração latino-americana.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.