LOADING

Type to search

Alemanha será parceira na modernização da economia russa

Share

A Primeira-Ministra da Alemanha, Ângela Merkel, comunicou que o governo de seu país concorda com a participação alemã no processo de modernização da economia russa, o “Projeto Político” que norteia o planejamento estratégico do presidente da Rússia, Dimitri Medvedev.

De acordo com informações divulgadas à imprensa, o processo de modernização começará pela transformação da indústria que deverá ser antecipada, necessariamente, pela modificação da infra-estrutura do país, reconstruindo e modernizando a rede viária, as ferrovias, os aeroportos e portos. Já havia sido acertado que as empresas alemães (a Siemens, em especial) participarão da mudança de paradigma tecnológico, auxiliando na criação do “centro de tecnologia”, que está sendo apelidado de “Silicon Valey Russo”. Faltava a garantia de que o governo alemão seria parceiro dos demais processos, pois isto significará uma aliança estratégica que terá peso no sistema internacional.

Merkel anunciou que a modernização da economia deve ser condicionada pela democratização da sociedade. Os líderes russos sabem dessas exigências e, segundo declarações, estão trabalhando neste sentido. Por terem consciência das necessidades de transformações gerais no sistema político-administrativo, também sabém não ser possível efetivá-las sem trabalho de longo prazo, respeitando etapas necessárias para não gerar desequilíbrios e perdas de estabilidade política.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!