LOADING

Type to search

Anunciado novo embaixador do Chile na Argentina

Share

A presidente da Argentina, Cristina Fernandez Kirchner, aprovou rapidamente a nomeação de Adolfo Zalvídar Larraín como novo “Embaixador do Chile” em seu país, em substituição a Miguel Otero, que renunciou ao cargo no início deste mês (junho).

O problema foi causado pela declaração de Otero sobre o período de governo de Augusto Pinochet (1973-1990). O ex-embaixador chileno afirmou que a “ditadura” imposta por este ex-governante não foi sentida pela grande maioria dos chilenos. O fato causou desconforto ao governo de Sebastian Piñera que está passando por um momento de antagonismo ideológico entre setores internos do governo, além das reações da oposição.

Neste mês, José Piñera, o irmão do atual presidente, que foi “Ministro do Trabalho, Previdência Social e Minério” do governo de Augusto Pinochet, também fez declaração em defesa deste militar e comparou o ex-presidente Salvador Allende (líder derrubado pelo movimento militar de 1973) a Adolf Hitler. Segundo ele, porque, como Hitler, foi eleito democraticamente e tornou-se depois um tirano.

Tais declarações trouxeram polêmica ao país e está obrigando o atual presidente a ser rápido para aclamar os ânimos das lideranças políticas no Chile. Devido à velocidade com a qual Cristina Kirchner aprovou o novo embaixador chileno em seu país, Piñera (o atual Presidente) agradeceu a Cristina e isto será favorável na intensificação das relações entre ambos os países.  

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!