LOADING

Type to search

Aproximação entre Rússia e EUA sob risco devido à oposição do Partido Republicano

Share

Analistas internacionais começam a questionar a situação das relações entre Rússia, EUA e “União Européia”, com foco imediato na “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN) devido à oposição que Obama está recebendo do “Partido Republicano” no Congresso dos EUA, agora que se têm certeza da força que este adquiriu nas eleições legislativas deste ano (2010).

O presidente Barack Obama pretendia convencer o Senado, no caso a minoria opositora do “Partido Republicano”, a ratificar o acordo de redução de armas estratégicas, o  START, antes de assumirem os deputados e senadores do novo Congresso estadunidense. Ao que tudo indica, não conseguiu.

A atual questão está centrada na perspectiva de perda de prestígio internacional do presidente Obama. Os analistas estão apontando que os europeus e russos passarão a desconsiderar as ações do atual Presidente, levando ao atraso, ou cancelamento dos Acordos estratégicos que estão sendo assinados, em especial o Acordo para o sistema antimísseis e os que estão sendo entabulados entre OTAN e Rússia, que dependem significativamente da posição dos EUA. No entanto, ainda se espera que a aproximação se mantenha, mesmo com as incertezas atuais.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!