LOADING

Type to search

Argentina e Peru fecham Acordos e Tratados indicando estabelecimento de forte aproximação entre ambos os países

Share

A presidente da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, chegou ontem, dia 22 de março de 2010, ao Peru, onde foi recebida pelo presidente do país, Alan García Perez, para a assinatura de Acordos e Tratados entre os dois Estados.

Pela agenda divulgada, as relações entre peruanos e argentinos será intensificada em 2010, indicando que o comportamento pró-bolivariano, muitas vezes assumido pela mandatária da Argentina tendem a frear, uma vez que serão firmados acordos comerciais, políticos e diplomáticos com os peruanos, os quais têm se mantido como um dos antagonistas do governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, bem como em relação aos seus aliados imediatos, Equador e Bolívia, embora, algumas vezes, os peruanos tenham se posicionado de forma neutra.

 Os argentinos receberam muitas ajudas do venezuelano ao longo os últimos anos, tendo recebido ajudas financeiras e aporte de recursos com as compras de bônus do seu tesouro, na época apelidados por Chávez de “Bônus Kirchner”.

Na segunda metade de 2008 e, ao longo de 2009, com a crise econômica e financeira internacional, Chávez recuou em seus aportes financeiros atingindo diretamente o orçamento de Cristina Kirchner. Logo após a crise entre a Colômbia e Venezuela, o mercado venezuelano foi aberto e se acenou que os argentinos seriam os substitutos preferenciais para Chávez. No entanto, as ações da Presidência do Brasil, visando aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul, criaram mais espaço para os brasileiros, que são grandes concorrentes dos argentinos, apesar de parceiros no MERCOSUL.

O Peru surge, assim, como uma alternativa viável à Argentina. Estão acertados “Acordos de Associação Estratégica, Complementação e Cooperação” para fortalecer as relações em matéria política, assuntos sociais, migratórios, comerciais. Está sendo firmado um “Convênio de Seguridade Social” para garantir benefícios para os residentes nos territórios de ambos os países. Também será constituído um “Conselho Empresarial Binacional de Integração e Investimentos”, para promover o intercâmbio entre os dois países. 

A presidente Kirchner receberá honrarias da Presidência da República do Peru, do Congresso peruano e da prefeitura da cidade Lima, onde lhe será concedida à chave da cidade. Os indícios são de que pode estar sendo firmado na região um eixo alternativo, politicamente neutro, neste ano de 2010, uma vez que a neutralidade brasileira, que era o referencial, começa a ser questionada internacionalmente.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.