LOADING

Type to search

Share

Ontem, dia 17 de agosto de 2010, ocorreram dois atentados terroristas na Ossétia do Norte. O primeiro foi praticado por um suicida que se fez explodir em um “Posto de Polícia”. O resultado foi a morte de um policial e ferimentos em outros dois. O segundo se deu em um Café no centro de Pyatigoorsk, cidade pertencente a esta unidade da Federação russa. Ela se localiza no Cáucaso, região do Mar Cáspio, e faz fronteira com a Geórgia, Ossétia do Sul (região separatista da Geórgia e reconhecida pelos russos como independente), Tchetchênia, Inguchétia.

Esta região sofre com uma guerra entre a “guerrilha separatista islâmica” e a Rússia. O Estado russo necessita manter o controle da região, devido à riqueza em jazidas de gás da região do Cáucaso e aos projetos de construção da gasoduto e oleoduto que destina fornecer o combustível à Europa e demais países ocidentais.

Graças à violência na região, o governo de Moscou foi obrigado a rever seu planejamento para o gasoduto. A situação explica as razões pelas quais os russos têm apoiado as reivindicações de autonomia na Abkhazia e Ossétia do Sul, além de outras reivindicações.

Desde o fim da “União Soviética” e posterior encerramento do interregno da “Comunidade dos Estados Independentes” (CEI) que os movimentos separatistas islâmicos se apresentaram na região e passaram a adotar o caminho do guerrilha e do terrorismo, exigindo da Rússia as medidas que adotou, inclusive contra a Geórgia.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!