LOADING

Type to search

Autoridades européias chegam a um acordo sobre a organização e o funcionamento do “Serviço Europeu de Ação Externa”

Share

A presidência espanhola do “Conselho Europeu”, o “Parlamento Europeu” e a “Comissão Européia” chegaram ontem, dia 21 de junho, a um acordo político que estabelece a organização e o funcionamento do “Serviço Europeu de Ação Externa” (SEAE).

No encontro realizado ontem (segunda-feira) em Madri, participaram, entre outros, a “Alta Representante da Política Externa da UE”, Catherine Ashton; o “chefe da diplomacia espanhola”, Miguel Angel Moratinos; o “Comissário para as Relações Interinstitucionais e Administração”, Maros Sefcovic, e vários eurodeputados.

Segundo informações oficiais da presidência espanhola, o acordo foi possível depois das partes presentes garantirem que o “Parlamento Europeu” terá maior papel no controle dos aspetos políticos e orçamentais do novo SEAE, além disso, o novo serviço não poderá contratar ninguém se o “Parlamento Europeu” não o aprovar.

A “Comissão Européia quer que o Serviço Europeu de Ação Externa se torne operacional o mais rapidamente possível, e o acordo político de hoje em Madrid é um grande passo em frente”, afirmou o “Presidente da Comissão Européia”, Durão Barroso, numa declaração divulgada em Bruxelas, citada pela “Agência Lusa”.

O SEAE é uma das principais alterações introduzidas pelo “Tratado de Lisboa” e tem por objetivo o aumento da coerência e eficiência da diplomacia européia que permita o crescimento do peso político e econômico do Bloco europeu no Mundo.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!