LOADING

Type to search

Avança estratégia de modernização da Rússia

Share

O projeto de modernização da Rússia, com foco inicial na economia e na tecnologia, avança em largos passos com o desenvolvimento do “Centro Tecnológico de Skolkovo”, o qual se pretende que seja uma espécie de “Vale do Silício” russo.

Quarta-feira, dia 17 de novembro, foi anunciado que a Nokia, a maior fabricante de celulares do mundo, assinou um Acordo com a “Fundação Skolkovo”, estando no planejamento estratégico atrair brevemente outras empresas de tecnologia de ponta, dentre elas a Intel.

Nas palavras de Viktor Vekselberg, empresário de petróleo e mineração que está na liderança “Fundação”, “Estamos em conversas para atrair algumas empresas. Antes do fim do ano esperamos chegar a um acordo com a Intel”. A Microsoft já firmou parceria, também neste mês (novembro), para projetos que se supõe chegar a várias dezenas de milhões de dólares.

A estratégia do governo russo para modernizar o país passa, necessariamente, pelo desenvolvimento tecnológico, que será a alavanca da modernização da economia. O “Centro de Skolkovo” será um pólo catalisador do processo.
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.