LOADING

Type to search

Avanço nas relações sino-indianas. Presidentes se encontram após 10 anos

Share

No dia 27 de maio, quinta-feira, ocorreu em Beijing, capital chinesa, o primeiro encontro dos últimos 10 anos entre os líderes da Índia (presidente Pratibha Patil) e da China (presidente Hu Jintao).

O encontro teve como tema principal a cooperação entre os dois países, conversando de forma positiva sobre a realização de trabalhos para o crescimento das relações comerciais entre ambos, que tem apresentado queda, como foi o caso do recuo ocorrido entre o ano de 2008 e 2009, anos de crise internacional. Para reverter à situação, celebraram “Acordos de Cooperação” nos campos de energia, aviação, indústria, na criação e melhoria da infra-estrutura para aumentar o comércio entre as duas partes.

Depois de 10 anos sem uma reunião bilateral entre os lideres dos dois países, o encontro da última quinta-feira demonstrou que a China e a Índia vêm aumentando a confiança mutua e os laços diplomáticos, estreitando uma relação que é de grande importância para a manutenção da paz e garantia da estabilidade no sul da Ásia.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!