LOADING

Type to search

Share

No final do mês passado, o ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega fez um pedido formal para o ministro das Finanças da China, Xie Xuren para a abertura de Agências do “Banco do Brasil” no país. A grande demanda de importadores de produtos brasileiros no país ganhou a atenção do escritório representativo do Banco brasileiro em Xangai.

No ano de 2009, Brasil e China passaram a atuar com operações comerciais em suas respectivas moedas, o Real e o Yuan, em substituição do dólar norte-americano (USD). Tal forma de operar é interessante para as empresas, pois facilita as transações comerciais, além de melhorar as relações comerciais entre os dois países.

Para o Ministro brasileiro, a redução dos custos de intermediação financeira foi satisfatória e “isso também valoriza as duas moedas, que já têm o status de moedas internacionais, que já podem ser usadas como reserva de valor e de transação. Elas têm que ser colocadas na pauta internacional“.

Para solucionar e facilitar ainda mais nas operações, o “Banco do Brasil” pretende atuar na intermediação do câmbio, concedendo financiamento e operações com ambas as moedas no mercado chinês, o que trará benefícios para os dois lados.

Até o momento, não houve confirmação de autorização para o Banco brasileiro abrir suas Agências na China, mas a proposta é de interesse mútuo e está sendo analisada.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!