LOADING

Type to search

Bill Clinton: a serviço do Haiti

Share

O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, nomeou em março deste ano (2009) o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, como seu assessor especial para o Haití. A nomeação desse personagem com este alto nível de prestígio faz parte de uma estratégia para apoiar os esforços de estabilidade e desenvolvimento das Nações Unidas no Haiti.

 

O ato teve uma boa acolhida por parte dos diferentes governos internacionais. Tem como objetivo viabilizar fundos públicos e governamentais a favor do Haiti, também sensibilizar personalidades importantes do setor privado de seu país e do mundo para investir e contribuir para a criação de riqueza no país.

Bill Clinton, quando do marco da restauração da ordem constitucional, depois do retorno de Aristides com mais de 20.000 mariners norte-americanos, em 1994, prometeu mais de12.000 Kmde vias asfaltadas e um sem número de projetos, todavia eles ficaram inconclusos.

A disponibilidade do ex-presidente ao serviço do país pode ter efeitos benéficos, porém o verdadeiro desenvolvimento, sustentável e durável é um processo endógeno que requer vontade e determinação, nunca depende totalmente de fatores externos.

 

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL: Bill Clinton:  al servicio de Haiti

El Secretario General  nombra en Mayo de este  ano  el Presidente Bill Clinton como su asesor especial sobre  Haití. El nombramiento de este personaje con este alto nivel de prestigio hace parte de una estrategia  para apoyar los esfuerzos de estabilidad y desarrollo de las naciones unidas en Haití.

Esta nominación tiene una buena acogida de parte de los  diferentes gobiernos internacional. Tiene como mandato  movilizar   fondos públicos y gubernamentales   a favor de Haití, también sensibilizar   personalidades importantes del sector privado de su país y del mundo para investir  y contribuir a la creación de  riqueza en Haiti.

Sin embargo amplios sectores de la población haitiana cuestionaron la actuación de Bill Clinton, cuando  en el marco de la restauración del orden constitucional después del retorno de Aristide con mas 20.000 marinas norteamericanas en 1994,   prometió mas de 12000 kilómetros de vías asfaltadas y un sin numero de proyectos que todavía quedan  incumplidas. Pensamos que la disponibilidad del presidente Clinton al servicio del país puede tener efectos beneficiosos, pero  el verdadero desarrollo, sostenible y durable es un proceso endógeno que requiere voluntad y determinación,  nunca depende totalmente de factores externos.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.