LOADING

Type to search

Bolívia assina contrato para ter satélite de comunicações

Share

Na segunda-feira, dia 13 de dezembro, o Governo da Bolívia assinou um contrato com a empresa “China Wall Industries Corporation” para o lançamento de um satélite de telecomunicações, que já foi batizado de “Tupac Katari”, nome de um líder aimará que comandou rebeliões contra os espanhóis no final do século XVIII e  é considerado um dos heróis do processo que culminou na independência da Bolívia, no século XIX.

No contrato está previsto o fornecimento de apoio técnico e capacitação dos bolivianos, além do prazo para o seu cumprimento. Segundo o ministro de “Obras Públicas da Bolívia”, Walter Delgadillo, “a partir de agora, a empresa chinesa tem três meses para iniciar a construção do satélite na China e tem três anos para colocá-lo em órbita”.

O contrato foi assinado com a “União Internacional de Telecomunicações” (UIT), além do governo da China, que já disponibilizou um empréstimo de US$ 350 milhões para o Projeto. O satélite faz parte do planejamento estratégico do mandatário boliviano para dar ao seu país autonomia tecnológica em setores essências, os quais podem canalizar os esforços do país e permitir a sua alavancagem. Em fevereiro deste ano, 2010, foi criada a “Agência Boliviana Espacial” (ABE) para conduzir o projeto e viabilizar o planejamento.
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!