LOADING

Type to search

Bolívia e Coréia do Sul fecham Acordo sobre suas reservas de lítio

Share

O presidente da Bolívia, Evo Morales, esteve em visita oficial de três dias na Coréia do Sul (25 a 28 de agosto) onde acertou um “Acordo de Cooperação” com os sul-coreanos para pesquisa, exploração e desenvolvimento do lítio boliviano, presente nas reservas em “Salar de Uyuni”.

Neste lugar, com dimensões calculadas em 10.000 quilômetros quadrados, estima-se que esteja quase a metade das reservas mundiais do mineral.  Ele é fundamental para a produção de baterias eletrônicas e, para a Coréia do Sul, é essencial à sua indústria.

O Presidente da Bolívia está desenvolvendo parcerias com outros países visando atrair investimentos, algo necessário para manter a estabilidade política.  Com isso, os investimentos garantirão o desenvolvimento econômico necessário, já que a economia teve retrocesso com a fuga de investidores ocorrida logo após as nacionalizações realizadas pelo governo.

Morales sabe ser necessário manter certa taxa de crescimento para garantir o controle político e social que adquiriu nas recentes eleições. Tanto naquela em que foi reeleito “Presidente da República”, como  nas ocorridas logo depois para preencher os cargos do  Legislativo, momento em que o seu Partido, o “Movimento para o  Socialismo” (MAS, em espanhol – ‘Movimiento al Socialismo), obteve o maioria no Congresso.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.