LOADING

Type to search

Bolívia, Paraguai e Uruguai querem intensificar integração regional

Share

Os presidentes da Bolívia (Evo Morales), Paraguai (Fernando Lugo) e Uruguai (José Mujica) anunciaram em reunião realizada em Assunção, Paraguai, no marco do “IV Fórum Social das Américas”, que pretendem intensificar a integração da região.

Com o anúncio, demonstraram que pretendem agir de forma pró-ativa, pois sabem que podem trabalhar no sentido da integração regional, independentemente das determinações estabelecidas nos Blocos e Organismos da região. Por isso, não precisam aguardar as decisões das instâncias deliberativas dessas instituições.

O setor que aparece em foco é o energético e tem sido anunciado que desejam investir na construção do “Gasoduto do Sul”, cujo projeto define que começa em Tarija (Bolívia), passa pelo Paraguai, Argentina e chega no Uruguai. Sabem que este projeto é essencial para a integração da região, mas suas pretensões não se resumem a este projeto.

Mujica afirmou que há intenção do Uruguai de “ceder um Porto de Águas Profundas ao Paraguai”. Além disso, Paraguai e Uruguai estabeleceram que assinarão “Acordos de Cooperação” em matéria de atendimento às comunidades nacionais no estrangeiro.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.