LOADING

Type to search

Share

Passados pouco mais de cinco meses das negociações, o Brasil e o Japão fecharam um Acordo na área de Previdência. Ele foi assinado entre o “Ministro da Previdência” brasileiro, Carlos Gabas e o “Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão”, Katsuya Okada, ontem, dia 29 de julho, no “Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão”, em Tokyo.

Com o novo Acordo, os brasileiros que trabalharam no Japão e contribuíram para a Previdência japonesa, caso voltem ao Brasil, terão respeitadas e consideradas suas contribuições previdenciárias no Japão, já que ela serão validadas no território brasileiro. O mesmo processo será aceito para os japoneses que trabalham no Brasil e poderão voltar a trabalhar em seu país.

Segundo dados do “Ministério das Relações Exteriores” transmitidos ao “Ministério da Previdência Social”, estima-se que 300 mil brasileiros trabalham no Japão e 80 mil japoneses trabalham no Brasil. A soma das contribuições será de grande benefício para este número de trabalhadores, pois, com o acordo, haverá garantias de aposentadoria por idade, invalidez e morte.

Além dos benefícios, a administração deles será integrada, permitindo que os seus requerentes, não precisem se deslocar para outro país. Os órgãos executivos terão uma comunicação mais rápida e eficiente para que o processo burocrático não seja extenso.

O Acordo realizado entre Brasil-Japão neste área, além dos vantagens previstas no documento, apresenta um processo de negociação rápido, eficaz e efetivo entre as autoridades competentes de ambos os países, demonstrando as facilidades das negociações entre ambos Estados e podem servir de modelo para futuras negociações.
Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!