LOADING

Type to search

Brasil e México: Oportunidades de Crescimento Econômico

Share

As trocas comerciais entre os países da América Latina estão sendo alavancadas por investimentos feitos pelos próprios países da região. É o que vem ocorrendo com o Brasil e o México. Seguindo o otimismo financeiro e os índices elevados de desenvolvimento econômico que são previstos para o final deste ano, empresários brasileiros e mexicanos se reuniram para discutir e verificar oportunidades existentes entre as duas nações.

De acordo com nota publicada no site da “Presidência da República”: uma missão empresarial Brasileira estará entre os dias 13 e 15 de junho no México. A ação está sendo promovida em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e  a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os setores empresariais escolhidos como prioritários foram: máquinas e equipamentos; moda; equipamentos eletrônicos plásticos e produtos químicos metais; serviços; carne;, biscoitos, balas, confeitos e alimentos étnicos; casa e construção civil; e tecnologia de material genético bovino”. As inscrições para participar desta missão foram prorrogadas até o dia 29 de abril.

No ano passado, o México esteve na lista dos 15 maiores países para onde as exportações brasileiras são destinadas. Ainda assim, vale ressaltar que a economia mexicana é muito dependente do petróleo, o que causa oscilações na taxa de inflação. A forte relação comercial com os Estados Unidos também faz com que a economia mexicana se comporte de acordo com o desempenho econômico do seu país vizinho. Isso pôde ser observado durante a crise financeira de 2009 que assolou o país norte-americano causando impacto direto nos cofres mexicanos.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!