LOADING

Type to search

Carnaval no Brasil e Ano Novo na China: as grandes potências se saúdam

Share

O ano de 2009 foi muito importante para as relações sino-brasileiras, quando as duas nações realizaram importantes acordos no âmbito comercial e também no diplomático. No dia 8 de fevereiro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou uma carta para o governo chinês desejando felicidades ao povo da China, que irá comemorar a passagem do ano novo lunar, no dia 14 de fevereiro.

Enquanto os brasileiros festejarão o carnaval e os chineses a passagem do “ano novo”, as duas nações comemorarão os laços fortalecidos de amizade. A China está com planos de estreitar relações com os países de língua portuguesa, dos quais Brasil e Angola são seus principais parceiros e têm grande importância para o país.

Para alguns analistas, as intenções da China para com o Brasil, no cenário internacional, não são apenas no comércio, mas objetivam ter um parceiro forte e seu aliado, caso ela se consagre como uma potência global.

O presidente Lula agradeceu pela contribuição chinesa ao desenvolvimento do Brasil e disse esperar que neste ano (2010) as relações entre os dois países cresçam de forma acelerada, trazendo resultados positivos para todos.

A China ira comemorar a chegada do “Ano do Tigre”, que representa a coragem, a potência, a ousadia e a paixão. Se as relações sino-brasileiras seguirem por esses caminhos é certo que o ano de 2010 será de grandes feitos ,com resultados positivos para ambos os países no comercio internacional e nas relações diplomáticas.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.