LOADING

Type to search

Ceticismo da Governadora Geral do Canadá sobre o processo de reconstrução do Haiti

Share

A  “Governadora Geral do Canadá” *, de origem haitiana, Sra. Michaelle Jean, manifestou seu ceticismo sobre o atual processo de reconstrução de Haiti em um discurso no marco de uma Assembléia anual dos franceses radicados no estrangeiro.

A Governadora estima importante romper com a lógica humanitária e assistencialista, para envolver mais os setores vivos da sociedade haitiana no processo de reconstrução.

Seis meses depois do terremoto, a Governadora manifestou sua preocupação pela gravidade da situação e estima que o país não será resgatado, considerando as atuais condições. A Sra. Jean lamenta que o esquema humanitário transformou o país em um laboratório e advoga por uma nova ética de distribuição das riquezas.

Para os analistas, a Governadora exterioriza o sentir de toda uma sociedade que se sente afastada, ignorada das decisões no marco do processo de reconstrução e sacrificada ao benefício, por uma parte, de um governo que é considerado corrupto e falido.

Sobre este avalia-se ainda que não tem dado mostras de visão e liderança suscetíveis de pactuar um plano estratégico de desenvolvimento junto a sociedade haitiana. Além dissoexiste a ação de uma burocracia internacional tomada como improdutiva que tende a reproduzir os mecanismos de pobreza para justificar sua presença no país.

———————————————————————————————————————————————————————

* Cargo consultivo que representa a rainha da Inglaterra Elizabeth II, chefe de Estado. 

 

ORIGINAL 

Escepticismo de La Gobernadora de Canadá  acerca  del proceso de reconstrucción de Haití  

La Gobernadora General de Canadá*, de origen haitiana, Sra. Michaelle Jean, manifestó su escepticismo sobre el actual proceso de reconstrucción de Haití en un discurso en marco de una asamblea anual de los franceses radicados en el extranjero.

La Gobernadora estima importante romper con la lógica humanitaria y  asistencialista para implicar más los sectores vivos de  la sociedad  haitiana en el proceso de reconstrucción.

Seis meses después del terremoto, la Gobernadora manifiesta su preocupación  por la gravedad de la  situación muy  y estima que el país no se va rescatar considerando las actuales condiciones.

La Sra. Jean deplora que el esquema humanitario ha transformado el país en un laboratorio y aboga por una nueva ética de distribución de las riquezas.

Para los analistas, la Gobernadora exterioriza el sentir de toda una sociedad  que se siente alejada, ignorada de las decisiones en el marco del proceso de reconstrucción y  sacrificada al beneficio, por una parte, de un gobierno corrupto y fallido que no ha podido hacer muestras de una  visión, de un  liderazgo susceptibles de consensuar la sociedad haitiana alrededor de un plan estratégico de desarrollo, y por otra parte,  de una burocracia internacional improductiva que tiende a reproducir los mecanismos de  pobreza para justificar su presencia en el país.

———————————————————————————————————————————————————————

* Cargo consultivo que representa la reina de Inglaterra Elizabeth II, jefe de Estado.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!