LOADING

Type to search

Chávez congela “Programa Nuclear venezuelano”

Share

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na Televisão estatal venezuelana que  foi determinado o congelamento do programa nuclear de seu país. Em suas palavras: “Determinei ao ministro Ramírez (no caso “Ministro da Energia”, Rafael Ramirez) o congelamento dos planos que promovíamos e os estudos preliminares sobre o programa nuclear pacífico venezuelano”. O Programa foi estabelecido com base em Acordo firmado com a Rússia no segundo semestre do ano passado (2010), com o objetivo de construir uma “Central Nuclear” no país.

A justificativa apresentada por Chávez se baseou no ocorrido no Japão, onde, após o terremoto, houve explosões no “Complexo Atômico de Fukushima”, com repercussões para todo o leste da Ásia. Chávez afirmou: “O que ocorreu nas últimas horas é extremamente perigoso, para todo o mundo, porque apesar da grande tecnologia que tem o Japão, olhem o que está acontecendo com alguns reatores nucleares. (…). Isto vai alterar de maneira muito forte os planos de desenvolvimento da energia nuclear no planeta”.

O Acordo entre os russos e o venezuelano foi duramente criticado pelos EUA que se manifestaram contra e solicitaram diálogo com o governo da Rússia. Analistas acreditam que o congelamento anunciado pelo mandatário da Venezuela não se explica apenas pelo acidente japonês, mas envolve questões atinentes às rodadas de negociação entre russos e estadunidenses, tendo Hugo Chávez se antecipado estrategicamente às dificuldades que encontrará em futuro breve.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.