LOADING

Type to search

Chávez e Dilma se encontrarão no dia 10 de maio

Share

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, agendaram encontro bilateral a ser realizado em Brasília, na próxima terça-feira, dia 10 de maio.

De acordo com declarações do “Ministério das Relações Exteriores” brasileiro, os dois mandatários “deverão revisar os principais tópicos da agenda bilateral, com ênfase no comércio bilateral, na evolução dos programas de cooperação nas áreas de agricultura, desenvolvimento regional, habitação popular, universalização de serviços bancários e integração Amazônia-Orinoco”.

Segundo fontes da imprensa a agenda ainda não foi fechada, podendo ser dada ênfase na ampliação da parceria estratégica no setor de energia elétrica e combustíveis, especialmente devido aos problemas de abastecimento de energia elétrica pelo qual sofre a Venezuela.

Além dessas questões, acredita-se que serão intensificadas as relações comerciais entre os dois países, que chegaram em 2010 à cifra de U$ 4,6 bilhões e já nestes primeiros meses de 2011 superou a marca de U$ 1 bilhão.

Além disso, foi disseminado que a presidente brasileira também deseja retomar as questões da “União das Nações Sul-Americanas” (Unasul), que está estagnada desde a morte do seu ex-secretário-geral, Nestor Kirchner.
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!