LOADING

Type to search

China apóia o EURO, mas não valorizará o Iuan

Share

Durante o encontro entre representantes da Ásia e da Europa em Bruxelas, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, discursou em defesa do Euro, mas está evitando valorizar a moeda chinesa. O Iuan é o tema principal nos debates referentes à economia e ao sistema de câmbio internacional.

Para Wen, seu país é “o verdadeiro amigo da Europa” e enfatizou o fato de “não ter permanecido à parte quando alguns países da zona do euro estiveram em dificuldade”. Declarou: “Compramos uma grande quantidade de bônus europeus na época mais difícil, entre eles da Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e Itália”.

Questionado sobre as exigências dos Estados Unidos e da Europa quanto a baixa valorização da moeda chinesa, que favorece as exportações de seu país, a autoridade chinesa informou que as dificuldades enfrentadas por estes países estão mais relacionados ao sistema financeiro internacional do que com a moeda da China. Para ele, a economia internacional poderá se recuperar de forma mais rápida e estável através de uma reformulação da atual estrutura do comércio internacional.

Com dados do comércio “China-UE”, Wen informou que as relações entre o velho continente e seu país triplicaram entre 2000 e 2009 e seu país está disposto a ajudar os países europeus a se recuperarem em prol de suas boas e saudáveis relações.

 

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!