LOADING

Type to search

China cada vez mais insatisfeita com os Estados Unidos

Share

Depois de se manifestar insatisfeita com a venda de armas dos Estados Unidos para Taiwan, o governo chinês novamente se expressa de forma insatisfeita com a atitude de Washington. O motivo desta nova insatisfação é o anúncio do governo norte-americano do encontro entre o presidente Barack Obama com o lider espiritual Dalai Lama.

No dia 18 de fevereiro o presidente dos EUA se encontrou com o líder espiritual do Tibete, considerado por Beijing como um lider separatista, segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Ma Zhaouxu, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, pediu o cancelamento do encontro, com fim de não desestabilizar as relações bilaterais com os estadunidenses.

Nas Américas, a China faz grandes parceiros, no sul e na parte central. Brasil e Costa Rica, hoje, são importantes parceiros dos chineses. Se as tensões nas relações sino-americanas continuarem neste caminho, outros países do continente americano poderão se beneficiar da China que caminha para ser uma potência global.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.