LOADING

Type to search

China e EUA restabelecerão relações militares

Share

China e Estados Unidos iniciam diálogo para restabelecer as relações militares amplas suspensas há 18 meses, após a administração Bush anunciar um pacote de armas de U$S 6,5 bilhões para Taiwan no ano passado. Segundo Ma Xiaotian, subchefe do Estado Maior Geral do Exército Popular de Liberação da China, um aspecto importante das relações chinesas-estadunidenses é a questão de Taiwan e a venda de armas norte-americanas ao país, sendo este o principal fator para barrar as relações militares bilaterais.

Ma Xiaotian afirmou ainda na Décima Rodada Anual de Consultas sobre Defesa, que a “China deseja desenvolver suas relações militares com Estados Unidos tomando por base os princípios de respeito mútuo, confiança, reciprocidade e benefício mútuo”, propondo construir um padrão para o intercâmbio e cooperação militar com os Estados Unidos.

Além da questão das relações militares entre os dois países, e do problema de Taiwan, foram abordadas a situação da segurança na região Ásia-Pacífico, os esforços contra o terrorismo, a questão nuclear coreana e Iraniana e o desarmamento militar mundial.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!