LOADING

Type to search

Começam os movimentos de Cristina Kirchner para reeleger-se

Share

Mesmo com o luto pela morte de Nestor Kirchner, a presidente da Argentina, Cristina Fernandez Kirchner, já se apresenta em campanha para as eleições presidenciais que ocorrerão em outubro de 2011. Ela tem evitado fazer tal afirmação, mas tem se apresentado com discurso firme de que manterá o controle do governo e de segmento importante do “Partido Justicialista”, que antes estava sob às rédeas de seu marido, falecido recentemente.

Institutos de opinião apontam que ela hoje é favorita no pleito, tendo recuperado sua imagem, graças a mitificação que está ocorrendo com o Ex-Presidente Kirchner. Já faz parte de suas contas o apoio recebido da “Confederação Geral do Trabalho” (CGT) e da “Associação das Mães da Praça de Maio”. Neste momento, busca ter controle do Partido, que apresenta grande fragmentação.

Cristina já sabe que enfrentará o ex-presidente Eduardo Duhalde (2002-2003), também peronista, na disputa pela sucessão. Em comunicado de seu lançamento, foi declarado que “a decisão de Duhalde não se vincula e nem deve ter qualquer leitura relacionada com a morte de Néstor Kirchner. Ele sempre pensou em sua postulação à Presidência da Argentina. Não há qualquer fundamento nas versões segundo as quais Eduardo Duhalde teria pensado em desistir da disputa eleitoral”. A situação ainda é recente, mas as peças começam a ser ordenadas para dar conta da lacuna deixada por Nestor Kirchner.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!