LOADING

Type to search

“Comissária Européia” alerta para Crise Política na Costa do Marfim

Share

A “Comissária para Ajuda Humanitária e Controle de Crises” da “União Européia (UE)”, Kristalina Georgieva, declarou ontem, 17 de março, que a crise política* na Costa do Marfim ainda é uma ameaça que pode resultar em guerra civil. O presidente Laurent Gbagbo continua se recusando a deixar o poder após as eleições de novembro do ano passado (2010), que deram a vitória a Alassane Ouattara.

A crise merece atenção igual a de outros países em conflito, por causa do número de pessoas afetadas, que excede as que vivem a mesma situação na Líbia”, declarou a Comissária. Citando números da ONU, Georgieva afirmou que quase 400 mil marfinenses tiveram de sair de suas casas, 200 mil pessoas fugiram da capital, Abidjã, e 80 mil já cruzaram as fronteiras da Costa do Marfim com a Libéria e a Guiné. Diante deste cenário a UE está aumentando sua assistência humanitária  à Costa do Marfim para 25 milhões de euros em alimentos e medicamentos.

———————————————–

* Para mais informações sobre a Crise Política e a Ameaça de Guerra Civil na Costa do Marfim ler Análise de Conjuntura: RISCO DE GUERRA CIVIL ASSOLA “COSTA DO MARFIM”, publicada no dia 23 de dezembro de 2010.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!