LOADING

Type to search

Congresso Colombiano aprova o Referendum que possibilitará terceiro mandato de Uribe

Share

Ontem, 1 de setembro, a Câmara de Representantes da Colômbia aprovou a proposta de convocatória para realizar um Referendum acerca da autorização para o atual presidente colombiano, Álvaro Uribe, postular um terceiro mandato, em 2010. O resultado foi de 85 votos a favor e 5 contra.

 

A aprovação da Câmara era o último trâmite legislativo que deveria ser cumprido para dar andamento ao Projeto que postula a modificação da Constituição, uma vez que a proposta já havia sido aprovada pelo Senado colombiano, no dia 19 de agosto, conforme foi noticiado pelo CEIRI no dia seguinte, 20 de agosto.

Neste momento, a Lei deverá ser sancionada pelo presidente Álvaro Uribe e, logo depois, o Referendum será ratificado pela Corte Constitucional, que, antes, deverá realizar a revisão do texto.

Não havendo nenhuma objeção da Corte, a Lei voltará às mãos do Chefe de Estado que deve expedir um Decreto para convocar a realização da consulta popular, a qual decidirá pela aprovação, ou recusa, da possibilidade de um terceiro mandato.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!