LOADING

Type to search

Cooperação China e Rússia, um exemplo de boa vizinhança.

Share

No dia 13 de outubro, foi realizada uma reunião entre os primeiros-ministros Wen Jiabao e Vladimir Putin, a qual resultou em uma cooperação milionária. China e Rússia assinaram onze acordos de cooperação em diferentes setores estratégicos, enfatizando na comunicação mútua de lançamento de mísseis balísticos e foguetes transportadores e o desenvolvimento de ferrovias de alta velocidade na Rússia.

 

Durante o encontro, Wen mencionou que este ano completou 60 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que as relações sino-russas são um exemplo de política de boa vizinhança e de relação entre países poderosos, demonstrando a importância da Rússia para a China.

Os acordos de cooperação entre os dois países ultrapassaram os €3 bilhões (3 bilhões de euros), para isso foi necessário que os bancos Vneshekonombank (Banco Econômico Externo russo) e o Banco de Fomento da China assinassem acordos de crédito de mais de 450 milhões de euros. Com os acordos, a Rússia afirmou o fornecimento de gás russo para a China, podendo fornecer até 70 mil milhões de metros cúbicos de gás ao país.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.