LOADING

Type to search

Criação do Banco do Sul está suspensa por tempo indeterminado

Share

Ontem, 17 de agosto, foi anunciado pela mídia o congelamento da criação do Banco do Sul por falta de capacidade de seus associados em aportar sua parte no capital inicial de US$ 7 bilhões.

 

O Banco do Sul foi idealizado para fortalecer a infra-estrutura e a integração dos países da América Latina, pois, segundo declarações feitas em 2007 por Guido Mantega, ministro da Fazenda do Brasil, as instituições existentes não estão atendendo as necessidades da região. 

Em suas palavras, “nós temos o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que não é um banco da América do Sul, que possui europeus, que é controlado pelos EUA, então demora muito para aprovar um projeto”. Assim, a formação do Banco do Sul teria como principal objetivo agilizar a aprovação de projetos.

Apesar de no primeiro semestre terem sido concluídas as negociações do estatuto do Banco do Sul, o assunto foi excluído da pauta da 3ª Reunião de Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) que se deu em Quito, na última segunda-feira, e, atualmente, não há previsão de quando o projeto da instituição financeira será executado.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!