LOADING

Type to search

Críticas de Ahmadinejad a Medvedev não alteram estratégia russa

Share

Na sexta-feira, dia 23 de julho, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadnejad, reagiu às declarações do presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, de que estava atento ao “programa nuclear iraniano” e exigiria esclarecimentos sobre ele, uma vez que o Irã estaria próximo de se capacitar a produzir armamentos nucleares.

Ahmadinejad afirmou que os russos cederam às estratégias dos EUA e disse que Medivedev se tornou um porta-voz dos seus inimigos. Em suas palavras: “Lamentamos que Medvedev se tenha tornado porta-voz dos projetos dos inimigos do Irã“, complementando que  “a Rússia é um grande país amigo e queremos reforçar a nossa relação, mas devemos saber que as palavras [de Medvedev] servem a propaganda dos Estados Unidos“.

Analistas têm afirmado que as declarações do iraniano não atrapalharão a estratégia russa de aproximação com o Ocidente e de assumirem o papel de mediadores da crise iraniana.

Os russos vão trabalhar para evitar a escalada que pode levar a Guerra na região, pois têm consciência de que ela afetará diretamente seu país e prejudicará planejamento de reassumir o papel de ator global, essencial para o equilíbrio do Sistema Internacional.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta