LOADING

Type to search

Cúpula trilateral discutirá a desnuclearização da Coréia do Norte

Share

Os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e Japão, Yukio Hatoyama, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, discutirão, no dia 10 de outubro, na cidade de Pequim (Beijing), estratégias para que a Coréia do Norte retorne as negociações para sua desnuclearização, com as potências: Japão, China, Coréia do Sul, Estados Unidos e Rússia

 

Essa Cúpula Trilateral foi realizada pela primeira vez ano passado, quando o então premiê, Taro Aso, recebeu em Tóquio o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, concluindo no final da sessão que deveriam repetir o encontro anualmente.

As relações entre os três países asiáticos foram historicamente marcadas por guerras e conflitos, no entanto, esse encontro demonstra a tendência em superar as rivalidades do passado, evoluindo para relações cooperativas que auxiliem a estabilidade, resolução de problemas comuns e favoreça ao desenvolvimento destes países que respondem por três quartos da economia da região asiática e por dois terços do comércio.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!