LOADING

Type to search

Índia efetua testes de mísseis, com resultados bem sucedidos

Share

De acordo com fontes oficiais da Índia, o país efetuou, neste final de semana, o ensaio de lançamento de um míssil “Agni-I”, que possui capacidade nuclear. Os testes iniciaram no sábado, dia 27 de março, com dois mísseis diferentes: um de curto alcance e outro com capacidade nuclear. Apenas no domingo, 28 de março, o lançamento obteve pleno sucesso.

O míssil “Agni-I” tem 15 metros de comprimento, pesa 12 toneladas e tem capacidade de transportar uma carga nuclear de até 1.000 quilos. Com um alcance de 700 quilômetros de distância, este míssil é uma das fontes de defesa da Índia contra o Paquistão, afirmou fontes do governo indiano.

A Índia e o Paquistão são considerados os grandes rivais do Sul da Ásia. Desde 1947 (ano em que os dois países se tornaram independentes do Reino Unido) já travaram três guerras (1948-1949; 1965 e 1971).

Esta rivalidade culminou em uma corrida armamentista, em que ambos desenvolveram ao máximo sua infra-estrutura militar, entrando, em 1998, para o clube dos países detentores de armas nucleares.

Atualmente, além do “Agni-I”, a Índia possui outro míssil com capacidade nuclear, o “Agni-III”, que tem alcance de até 3.500 quilômetros. Todos os testes realizados com este míssil obtiveram resultados positivos. Do ano de 2006 até hoje, foram realizados quatro testes com sucesso.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!