LOADING

Type to search

Presidente Lula confirma que escolha do caça do Projeto FX-2 será feita em 2010

Share

Em discurso realizado para oficiais generais das três Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que a escolha do caça do Projeto FX-2 foi transferida para o início do próximo ano, 2010.

 

A razão alegada foi de que o relatório técnico realizado pela Aeronáutica não poderá ficar pronto até o final deste ano, 2009. Isso levou ao adiamento. O relatório estava previsto para ser entregue uma semana antes do dia 23 de outubro, data escolhida para o anúncio do vencedor e, segundo declarações do comando da Aeronáutica, seria entregue no prazo estipulado, pois estava próximo da conclusão.

No dia 7 de setembro houve o anúncio da escolha feita pelo presidente brasileiro pelo caça Rafale, da França, e isso trouxe debate interno no governo e anúncio posterior de que não havia sido encerrado o processo de concorrência. Apesar da preferência de Lula pelo caça francês, a mídia tem apontado que o mais adequado, de acordo com a avaliação técnica da Força Aérea, é o caça sueco “Gripen NG”, da empresa SAAB.

O governo anunciou que, tão logo sejam encerradas as avaliações e entregues os relatórios, o Presidente reunirá o Conselho de Defesa Nacional para que a escolha seja feita conjuntamente.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.